Dicas para Proteger Sua Pele em Viagens de Moto

Viagens de Moto

Dicas para Proteger Sua Pele em Viagens de Moto

Você que está no corre, naquele passeio de final de semana ou em uma longa viagem de moto sabia que as longas horas de exposição a luz solar podem causar diversos efeitos do envelhecimento precoce como ressecamento da pele, marcas solares como pintas, manchas escuras, rugas e até mesmo o câncer de pele?

 

O câncer de pele é o tipo de câncer que mais vem crescendo em casos novos no Brasil e é o tipo de câncer mais comum, tendo anualmente cerca de quase 200 mil novos casos.

 

Além da luz solar o vento, a poluição e a poeira que sobe do asfalto (contendo diversas substâncias nocivas: restos de pneu, metais pesados, bactérias, fungos, vírus) também estão em contato direto com a nossa pele amplificando ainda mais os efeitos nocivos do tempo de exposição a esses fatores, principalmente para quem faz isso diariamente.

 

Cuidar da pele além de não ser tão trabalhoso assim, pode evitar futuras complicações e problemas, e isso não leva muito mais que alguns minutinhos. Veja aqui algumas dicas de cuidado:

 

  • Sempre use protetor solar em todas as áreas expostas: face, pescoço, braços e mãos. Procure sempre usar uma segunda pele de mangas compridas e luvas para reduzir a exposição solar nos braços e nas mãos, além de proteger a pele do vento e dos debris que voam dos pneus e estão imersos no ar. O rosto deve ser protegido com um lenço ou uma bandana. O fator do protetor recomendado é no mínimo FPS 30. Lembre-se que deve reaplicar o protetor a cada 2 horas, principalmente nos dias em que há um suor excessivo pelo calor. Nos lábios, aplicar sempre um protetor labial com proteção solar, para prevenir as rachaduras e queimaduras do sol e do vento.

 

  • Proteja os olhos! A luz solar em excesso pode causar irritações na conjuntiva e opacificações no cristalino, e até em casos excessivos uma doença chamada de fotoceratite, que é uma doença silenciosa no começo, mas pode provocar vermelhidão intensa, dor e ardência nos olhos, com alterações da visão. Use óculos de sol ou invista em capacetes que possuam a 2ª viseira interna com proteção solar.

 

  • Leve lenços umedecidos com você para limpar o rosto, ao redor dos olhos, nariz e boca regularmente para retirar o excesso de poeira, sujeira, poluição e de germes acumulados pelas horas a fio, caso não seja possível, procure locais onde consiga lavar o rosto com um pouco de água fria, aproveite as paradas de banheiro para fazer isto.

 

  • Hidrate-se constantemente! Carregue consigo uma garrafa de água, de preferência em uma garrafa térmica para manter uma temperatura agradável e tome água constantemente. Um grande medidor da qualidade da hidratação é a cor da urina, esta deve estar sempre quase transparente. Isso evita problemas renais, desidratação, problemas na pele, ressecamento do intestino e diversos outros problemas que a falta crônica de água pode trazer. O volume recomendado de consumo de água diário é de no mínimo 2 litros de água divididos durante o dia (não adianta beber 2 litros de uma vez só).

 

  • Após a longa jornada: Tome um banho! As longas jornadas de moto deixam na sua pele grandes quantidades de óleo, suor, poeira (e tudo que vem com ela). Mesmo que você não consiga tomar um banho logo na chegada em casa, pelo menos lave seu rosto, pois estas substâncias vão entupindo seus poros e podem causar diversas lesões de pele como acnes, cravos e até abcessos. Um pouco de sabonete neutro e água morna são mais do que suficientes.

 

  • Depois daquela boa limpeza na sua pele é importante cuidar dela: hidratantes específicos para cada tipo de pele na hora de dormir ajudam a reparar e cuidar da pele danificada e minimizam os efeitos nocivos causados pelo sol e pelo vento. Hidratantes a base de aloe vera são ótimos para aliviar as queimaduras solares

 

  • Cuide de seu equipamento! Poluição, óleo, poeira e toda sujeira do asfalto vai se acumulando no equipamento que você usa diariamente como luvas, capacete, jaquetas e botas. Mantenha-os limpos, lave-os frequentemente com um detergente neutro sem fragrância, pois estes estarão em contato direto com a sua pele em todas as suas viagens.

 

Dirigir moto é extremamente prazeroso e com alguns cuidados simples e em poucos minutos, evitamos desgastes desnecessários que podem atrapalhar o passeio ou prejudicar aquele amigo que tá no corre do dia a dia.



Olá!

Gostaria de receber uma ligação?