21 ago Dor no ombro ao praticar esportes: conheça as principais causas
A dor no ombro ao praticar esportes é uma das queixas mais recorrentes dentro dos consultórios dos ortopedistas, assim como a dor nas costas e nos joelhos. O ombro é a articulação do corpo com maior mobilidade e tem grande importância nas nossas funções do dia a dia, e a sua complexidade faz com que ele esteja altamente suscetível a sofrer lesões.
Essas lesões podem ter origem traumática, inflamatória ou degenerativa, sendo as tendinopatias e a bursite algumas das causas mais comuns de dor no ombro. Por conta da sua estrutura, é muito difícil para o paciente conseguir especificar a localização da dor no ombro. Dependendo do caso, essa dor pode acabar irradiando para outras regiões e membros, como os braços, cotovelos, pescoço e coluna.
A dor no ombro pode ser causada por:
Tendinopatias
Consiste em um processo inflamatório que atinge um tendão, sendo uma das causas mais recorrentes de dor no ombro. Ela pode ser causada pelo uso repetitivo desta articulação, seja durante a prática de esportes e atividades físicas ou durante atividades laborais. Ela também pode ser desencadeada por um movimento brusco ou esforço excessivo pontual, como levantar um objeto muito pesado do chão.
A tendinopatia pode afetar os tendões do manguito rotador e o tendão da cabeça longa do bíceps. O tratamento dessa condição costuma envolver a utilização de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e intervenção cirúrgica nos casos mais graves.
Artrose
A osteoartrose é o tipo mais comum de artrose que atinge essa articulação. Pessoas que sofrem com essa condição apresentam dor e inchaço na região do ombro, além da sensação de areia e estalos ao realizar os movimentos. A artrose pode estar relacionada a desgaste crônico, lesões esportivas ou atividade laboral que envolve movimentos repetitivos.
Assim como nas tendinopatias, o tratamento costuma envolver analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor e da inflamação e fisioterapia para melhoria do arco do movimento.
Bursite
A bursite é uma inflamação que atinge pequenos sacos de líquido chamados bursas. Essas bolsas ficam localizadas na articulação e tem como objetivo absorver o impacto e proteger os músculos e tendões durante a realização dos movimentos. Ao utilizar excessivamente uma articulação, as bursas podem inflamar e inchar, causando dor intensa e prejudicando a realização de movimentos.
O tratamento inclui repouso, fisioterapia e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e a dor.
Fraturas
Essa lesão traumática costuma atingir o úmero, a clavícula e a escápula, e está relacionada a impactos, acidentes e quedas. O paciente que sofre uma fratura do ombro relata dor intensa, hematoma na região afetada e inchaço. O tratamento deve ser imediato e inclui a imobilização do membro afetado e medicamentos para controle da dor.
É muito importante que diante dos sintomas relatados acima, o paciente busque ajuda de um médico especialista para um diagnóstico preciso da condição. Com base nesse diagnóstico, o médico pode recomendar um tratamento para total recuperação e retomada da prática esportiva.