21 abr Sua mão está formigando? Conheça as possíveis causas
A parestesia é caracterizada como uma condição que consiste em uma sensação desagradável de formigamento/dormência. Existem diversas condições médicas que podem causar formigamento nas mãos e outras partes do corpo.
Se a sua mão está formigando, doendo, fraca e/ou com dificuldade para executar movimentos básicos, é necessário consultar um especialista para avaliar as possíveis causas e indicar um tratamento adequado para evitar consequências mais graves.
Mão formigando: 4 causas e tratamentos
As mãos são repletas de terminações nervosas. Por esse motivo, apresentam maior sensibilidade. O formigamento das mãos nem sempre é grave. Em muitos casos, ficar com as mãos por muito tempo na mesma posição é suficiente para que ocorra o formigamento.
No entanto, existem outras causas para a mão formigando que merecem um pouco mais de atenção e acompanhamento especializado. Diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, por exemplo, podem ser as causas para essa sensação estranha.
Além disso, existem algumas doenças específicas que são apontadas como as principais causas para formigamento e dormência nas mãos. Vamos conhecer algumas delas.
Cisto sinovial
O cisto sinovial é uma bolsa de tecido mole repleta de líquido sinovial (mucina), muito comum na região do pulso. Em geral, está ligado a alguma estrutura (cápsula articular, tendão, ligamento, bainha do tendão) e causa dor, fraqueza e sensação de formigamento.
O tratamento não cirúrgico consiste na aspiração do líquido e na perfuração da parede do cisto com infiltrações de corticóide para aliviar os sintomas. Já a cirurgia visa retirar o cisto de sua origem através de ressecção via artroscópica.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide pode causar formigamento, dor, rigidez e inchaço nas mãos. A doença autoimune pode ser tratada com fisioterapia, anti-inflamatórios, corticóides ou imunossupressores, com o objetivo de aliviar os sintomas.
Quando o tratamento conservador não é suficiente ou em casos mais graves, a artrite reumatoide pode ser tratada cirurgicamente. A cirurgia visa limpar o tecido inflamado, diminuir a dor e corrigir a deformidade causada pela doença.
Epicondilite lateral
A epicondilite lateral, conhecida como cotovelo de tenista, é uma inflamação que acomete os tendões dos músculos do antebraço. Os sintomas incluem dor, sensibilidade na região externa do cotovelo, fraqueza e formigamento no braço e na mão.
No caso de falha no tratamento conservador, ou então, quando há um grave comprometimento causado pela epicondilite lateral, que se prolonga por mais de 6 a 9 meses, a cirurgia pode ser clássica (via aberta), percutânea ou artroscópica.
Síndrome do túnel do carpo
Uma das principais causas para mão formigando é a síndrome do túnel do carpo. A doença consiste na compressão do nervo mediano, que fica dentro do túnel do carpo. O formigamento é um sintoma clássico, assim como dor e dormência.
Casos mais simples podem ser solucionados com imobilização, fisioterapia, medicamentos e/ou infiltrações. Na falha desse tratamento inicial ou nos casos mais graves, a liberação cirúrgica do túnel do carpo através de cirurgia aberta ou endoscópica é a opção.
Os pacientes com dores, formigamentos e dormência constantes nas mãos devem buscar um ortopedista especialista em mãos para obter um diagnóstico preciso.
Mãos formigando? Consulte um especialista
O Dr. Gustavo Campanholi é médico ortopedista especialista em cirurgia das mãos e referência no diagnóstico e tratamento das principais doenças que acometem esses membros tão importantes. Agende sua avaliação.