Tratamentos
Dedo em Martelo é uma deformidade em flexão da ponta do dedo causada por um trauma (ou mais raramente espontânea) que culmina com ruptura ou corte do tendão extensor terminal. Também pode ser provocado por uma fratura avulsão do tendão.
Dor e deformidade (ponta do dedo dobrada com perda da capacidade de esticar completamente) após trauma na ponta do dedo com o dedo esticado (bolada, batida na porta). Pode ocorrer espontaneamente em pessoas com doenças reumatológicas ou com cistos sinoviais nas articulações distais dos dedos.
Geralmente é causada por um impacto na ponta do dedo com este esticado, ou na ponta do dedo com o dedo dobrado forçando a ponta do dedo para baixo. Pode ser causada por lacerações com objetos cortantes – facas, vidros, latas.
Um exame médico minucioso é suficiente para se detectar a lesão e radiografias são pedidas para se afastar fraturas e luxações.
O tratamento para dedo em martelo pode ser não cirúrgico, no qual o dedo é posicionado em extensão (esticado) com uma tala, que deverá permanecer no local por 6 semanas (24h do dia) e após por mais 6 semanas de uso somente para dormir. É importante que a tala não seja removida antes desse prazo para que não haja prejuízo da cicatrização e re-ruptura do tendão. Compressas geladas podem ser realizadas por 20 a 30 min até 6 vezes ao dia se houver dor ou inchaço. A mão deve ser mantida elevada em uma tipoia quando for andar longas distâncias, acima do nível do coração quando sentado no sofá (apoiado em uma almofada ou no braço do sofá por exemplo) e apoiado sobre um travesseiro quando deitado, para se evitar que piore o edema. Alguns casos podem necessitar de cirurgia, principalmente se a lesão for somente no tendão e em casos que houve demora para se iniciar o tratamento. Após a cirurgia deve-se manter o dedo imobilizado pelo mesmo período de 6 semanas.
Após o tratamento, os pacientes costumam ser encaminhados para reabilitação por fisioterapia. O retorno às atividades depende muito de cada paciente, mas gira em torno de 2 após o início do tratamento.
Preencha o formulário abaixo que nós ligaremos o mais breve possível para o agendamento:
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia da Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Também possui pós-graduação em medicina da dor e em ultrassonografia músculo-esquelética.
Formado pela Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, em 2008. Concluiu residência médica em Ortopedia Geral, Traumatologia e depois em Cirurgia da Mão e Microcirurgia. Realizou atualizações com pós-graduação em medicina da dor no Hospital Albert Einstein e em ultrassonografia musculoesquelética na Clínica Fisiogyn em Goiânia.
Além de pensar na sua saúde física, nosso atendimento também leva em conta a sua saúde financeira. Por isso, oferecemos um método de pagamento inovador através do reembolso por convênio. Entenda:
Pouca gente sabe, mas os planos de saúde têm uma cobertura de reembolso para cirurgias, exames, consultas, internações e procedimentos particulares. Confira abaixo nosso processo de requerimento:
Avaliamos as condições do seu plano e informamos a possibilidade e o valor disponível para o método.
Com os valores em mãos, o procedimento é realizado, o pagamento é efetuado, e emitimos os relatórios, laudos e comprovantes de pagamento.
Auxiliamos no processo de envio de toda a documentação necessária para o plano de saúde reembolsar o valor pago e monitoramos a tratativa.
O reembolso é efetuado pelo seu plano de saúde em sua conta corrente em um prazo de até 30 dias úteis (na maioria dos contratos).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Sofreu alguma lesão nos músculos, nervos, ligamentos ou até mesmo na pele da mão? Seu caso pode ser cirúrgico.
Doença em que há a formação de um nódulo no tendão flexor do dedo, provocado por um processo inflamatório crônico.
Geralmente são únicos e podem acometer todas as articulações sinoviais do corpo. Mais comum na região dorsal do punho.
Doença que afeta o nervo mediano e sua causa consiste em um aumento da pressão dentro do túnel do carpo.
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia de Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Membro titular da SBOT e da SBCM, e membro fundador da ABUM – Associação Brasileira de Ultrassonografia Musculoesquelética da SBOT.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados