Tratamentos
Doença de Dupuytren é uma doença benigna da fáscia palmar e digital (tecido que fica logo abaixo da pele na mão) que consiste na formação de nódulos e cordas de tecido fibromatoso que podem puxar os dedos e causar contraturas. Sua causa é multifatorial, estando relacionada à um componente genético e multifatorial associado a diversas causas.
É mais comum em indivíduos de origem caucasiana (brancos), japoneses e raro em negros. O grupo de maior risco, chamado de diátese, consiste de homens brancos, com história familiar positiva, doença bilateral, lesões em outros locais (como na planta do pé e no pênis) e início da doença antes dos 50 anos. Ela é mais frequente em pacientes que apresentam diabetes, alcoolismo, epilepsia, tabagismo, SIDA e doenças vasculares.
Existe uma correlação da doença com profissões que envolvem uso de força braçal e submetem a mão a microtraumas repetitivos.
A doença geralmente se inicia com um nódulo doloroso na prega palmar logo abaixo dos dedos, que aumenta de tamanho e vai formando cordas que podem se estender à palma da mão ou à base dos dedos. Conforme as cordas engrossam e encurtam, as contraturas (dedo vai dobrando) podem aparecer e a pessoa vai perdendo a capacidade de esticar completamente o dedo doente. O 4º dedo (anelar) e o 5º dedo (mindinho) geralmente são os mais acometidos, porém os demais também podem apresentar a doença de dupuytren. Ela é progressiva, sua gravidade depende de cada paciente e ela apresenta um grau variável de recidiva após o tratamento.
O diagnóstico da Doença de Dupuytren é essencialmente clínico, com uma boa história clínica e os achados de exame físico o médico já é capaz de identificar a doença. Raramente são necessários exames complementares e estes são solicitados quando há necessidade de estudo das articulações e para esclarecimento de outros nódulos.
O tratamento para Doença de Dupuytren é conservador até que comece a se formar as contraturas, que são facilmente identificadas pelo teste da mão espalmada sobre a mesa. No caso de indicação cirúrgica: existem diversas técnicas disponíveis, e dependendo do grau de acometimento e da quantidade de dedos envolvida, bem como o tempo de doença e as demais estruturas envolvidas (articulações) elas poderão ser indicadas. Existe um risco de recidiva sendo mais comum nos pacientes que apresentam mais fatores de risco.
Preencha o formulário abaixo que nós ligaremos o mais breve possível para o agendamento:
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia da Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Também possui pós-graduação em medicina da dor e em ultrassonografia músculo-esquelética.
Formado pela Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, em 2008. Concluiu residência médica em Ortopedia Geral, Traumatologia e depois em Cirurgia da Mão e Microcirurgia. Realizou atualizações com pós-graduação em medicina da dor no Hospital Albert Einstein e em ultrassonografia musculoesquelética na Clínica Fisiogyn em Goiânia.
Além de pensar na sua saúde física, nosso atendimento também leva em conta a sua saúde financeira. Por isso, oferecemos um método de pagamento inovador através do reembolso por convênio. Entenda:
Pouca gente sabe, mas os planos de saúde têm uma cobertura de reembolso para cirurgias, exames, consultas, internações e procedimentos particulares. Confira abaixo nosso processo de requerimento:
Avaliamos as condições do seu plano e informamos a possibilidade e o valor disponível para o método.
Com os valores em mãos, o procedimento é realizado, o pagamento é efetuado, e emitimos os relatórios, laudos e comprovantes de pagamento.
Auxiliamos no processo de envio de toda a documentação necessária para o plano de saúde reembolsar o valor pago e monitoramos a tratativa.
O reembolso é efetuado pelo seu plano de saúde em sua conta corrente em um prazo de até 30 dias úteis (na maioria dos contratos).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Sofreu alguma lesão nos músculos, nervos, ligamentos ou até mesmo na pele da mão? Seu caso pode ser cirúrgico.
Doença em que há a formação de um nódulo no tendão flexor do dedo, provocado por um processo inflamatório crônico.
Geralmente são únicos e podem acometer todas as articulações sinoviais do corpo. Mais comum na região dorsal do punho.
Doença que afeta o nervo mediano e sua causa consiste em um aumento da pressão dentro do túnel do carpo.
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia de Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Membro titular da SBOT e da SBCM, e membro fundador da ABUM – Associação Brasileira de Ultrassonografia Musculoesquelética da SBOT.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados