Tratamentos
Primeiramente peça ajuda e mantenha a calma. Enquanto a ajuda não chega faça um curativo compressivo com bandagens estéreis ou limpas para conter o sangramento do local. Não aplique torniquetes ou faça garrotes no membro pois você pode piorar a lesão ou causar mais danos. A maioria dos sangramentos cessa com uma boa compressão do local.
A extremidade amputada deve ser embrulhada com gaze umedecida com soro fisiológico ou ringer lactato. Coloque-a dentro de um saco plástico. Coloque esse saco plástico com a extremidade dentro de um recipiente com gelo e água. *IMPORTANTE – nunca coloque a extremidade amputada diretamente em contato com o gelo e nunca congele a extremidade amputada*.
Os tecidos têm uma capacidade de sobrevivência em torno de 4 a 6 horas se não forem resfriados e podem suportar até 12 horas se forem resfriados (tecidos com maior quantidade de tecido muscular costumam suportar menos horas de isquemia).
Não tome líquidos ou consuma alimentos pois você deve estar preparado para ser operado imediatamente que chegar, lembre-se que é necessário um jejum de 8 horas para uma boa anestesia com menores riscos de complicações (você será anestesiado tendo consumido alimentos ou não, visto que é uma emergência e estamos correndo contra o tempo, mas lembre-se que quanto mais tempo de jejum menor os riscos de complicações anestésicas);
Providenciar transporte rápido para um pronto socorro com referência de cirurgia da mão e reimplantes. Em cidades e locais que não haja essa disponibilidade, procurar o pronto-socorro mais próximo que posteriormente será referenciado para serviço de reimplante.
Os primeiros passos para o atendimento de uma extremidade amputada são extremamente importantes para garantir a viabilidade da estrutura a ser reimplantada.
Resumo dos 5 passos para o 1º atendimento:
Compartilhe este texto, assim mais pessoas podem ter a chance de ter uma extremidade reimplantada.
Na foto o pós operatório imediato de um reimplante de polegar, mostrando que há irrigação após compressão da ponta do dedo com a pinça.
Preencha o formulário abaixo que nós ligaremos o mais breve possível para o agendamento:
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia da Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Também possui pós-graduação em medicina da dor e em ultrassonografia músculo-esquelética.
Formado pela Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, em 2008. Concluiu residência médica em Ortopedia Geral, Traumatologia e depois em Cirurgia da Mão e Microcirurgia. Realizou atualizações com pós-graduação em medicina da dor no Hospital Albert Einstein e em ultrassonografia musculoesquelética na Clínica Fisiogyn em Goiânia.
Além de pensar na sua saúde física, nosso atendimento também leva em conta a sua saúde financeira. Por isso, oferecemos um método de pagamento inovador através do reembolso por convênio. Entenda:
Pouca gente sabe, mas os planos de saúde têm uma cobertura de reembolso para cirurgias, exames, consultas, internações e procedimentos particulares. Confira abaixo nosso processo de requerimento:
Avaliamos as condições do seu plano e informamos a possibilidade e o valor disponível para o método.
Com os valores em mãos, o procedimento é realizado, o pagamento é efetuado, e emitimos os relatórios, laudos e comprovantes de pagamento.
Auxiliamos no processo de envio de toda a documentação necessária para o plano de saúde reembolsar o valor pago e monitoramos a tratativa.
O reembolso é efetuado pelo seu plano de saúde em sua conta corrente em um prazo de até 30 dias úteis (na maioria dos contratos).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Sofreu alguma lesão nos músculos, nervos, ligamentos ou até mesmo na pele da mão? Seu caso pode ser cirúrgico.
Doença em que há a formação de um nódulo no tendão flexor do dedo, provocado por um processo inflamatório crônico.
Geralmente são únicos e podem acometer todas as articulações sinoviais do corpo. Mais comum na região dorsal do punho.
Doença que afeta o nervo mediano e sua causa consiste em um aumento da pressão dentro do túnel do carpo.
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia de Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Membro titular da SBOT e da SBCM, e membro fundador da ABUM – Associação Brasileira de Ultrassonografia Musculoesquelética da SBOT.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados