5 Exercícios para Diminuir as Dores na Mão

ir as dores nas mãos através de exercícios, vamos entender melhor o que pode causá-las.

De modo geral, dores na mão são causadas por patologias diversas: artrite, tendinite, gota, lúpus, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite, doença de Raynaud, síndrome da dor miofascial, entre outras. Além disso, podem ser causadas por fraturas e esforço repetitivo dos membros.

No diagnóstico, o médico ortopedista especialista em mãos costuma avaliar a presença de outros sintomas (formigamento, dificuldade em movimentar as mãos, entre outros), o padrão da dor, o histórico familiar, antecedentes pessoais e exames de imagem.

Dores na mão: 5 exercícios para diminuir o problema

A depender da causa, o tratamento para dores em uma ou ambas as mãos pode ser conservador – medicamentoso (anti-inflamatórios, analgésicos e anti-reumáticos, por exemplo), infiltrações, fisioterapia, acupuntura – ou cirúrgico. Veja aqui alguns exercícios fisioterápicos que podem ser combinados para aliviar os sintomas.

1.   Extensão do punho

Neste primeiro exercício, estenda o braço à frente do corpo com a palma apontando para frente e os dedos para cima. Com a mão oposta, puxe os dedos em direção ao corpo e mantenha a posição por 20/30 segundos. Relaxe e repita a posição com o outro braço. Em seguida, repita o movimento em ambos os braços, dessa vez apontando os dedos para baixo.

Extensão do punho

2.   Flexão do punho

Este segundo exercício é parecido com o primeiro: estenda o braço à frente, mas agora com a palma apontando para o seu corpo e os dedos para baixo. Com a mão oposta, puxe os dedos em direção ao corpo e mantenha a posição por 20/30 segundos. Relaxe e repita a posição com o outro braço.

Flexão do punho

3.   Posição da prece

Ainda que você não seja uma pessoa religiosa, certamente conhece a “posição de prece”: leve as mãos nessa posição ao centro do peito, fazendo uma leve pressão para empurrar uma contra a outra. Fique atento para não tensionar os ombros. Mantenha a posição por 20/30 segundos e relaxe.

prece

4.   Prece invertida

Na posição chamada de “prece invertida”, você deve fazer uma posição parecida com a anterior, mas agora ao invés de encostar as palmas das mãos você irá encostar os dorsos das mãos, fazendo com que os dedos fiquem para baixo.

5.   Rotação do punho

Estenda o braço à frente do corpo com a mão fechada (punho cerrado). Faça movimentos circulares com o punho nos sentidos horário e anti-horário por um período de 20 a 30 segundos. Relaxe e repita o exercício com o outro punho.

rotação do punho

É importante lembrar que, embora os exercícios citados sejam simples para realizar em casa ou no trabalho e possam prevenir e aliviar dores na mão, é imprescindível consultar um profissional especializado para ter um diagnóstico preciso e orientação personalizada.

Faça tratamento para dores na mão com o Dr. Gustavo Campanholi

ortopedista especialista em mãos possui qualificação e experiência para diagnosticar e tratar dores nas mãos causadas pelos mais variados sintomas. Agende uma avaliação com o Dr. Gustavo Campanholi.

Olá! Seja bem-vindo ao blog especializado do Dr. Gustavo Campanholi. Aqui você encontrará conteúdos especiais para melhor a sua qualidade de vida no dia a dia.

Post relacionados