Tratamentos
Lesão de Stener é conhecida como Gamekeeper ou Lesão do Esquiador, acometendo um dos ligamentos da articulação da base do polegar que fica ao lado do indicador (ligamento colateral ulnar da metacarpo-falangeana). Este ligamento é responsável pela estabilidade da articulação carpo-metacarpica e a sua lesão provoca instabilidade, principalmente quando a lesão é completa e o ligamento lesado fica sobre a aponeurose do adutor do polegar (estrutura que tem relação próxima ao ligamento).
É geralmente causada por um trauma que abduz o polegar abruptamente causando a ruptura do ligamento.
Instabilidade na base do polegar com perda de força para realização da pinça (movimento de união entre o polegar e o indicador), dificultando abertura de fechaduras, escrever, pintar e desenhar. Dor e a sensação que o dedo “sai do lugar” também são comuns.
O diagnóstico é essencialmente clínico, através de uma história clínica e um exame físico minucioso nota-se a instabilidade articular e podem ser solicitados exames complementares como Raio-X e ressonância magnética, pois a lesão ligamentar pode estar associada a fraturas-avulsões com arrancamentos ósseos.
O tratamento da Lesão de Stener depende do grau da lesão, lesões incompletas ou lesões em que não há interposição entre o tendão e o local da ruptura poderão ser tratados conservadoramente, com imobilização com órtese de posicionamento do polegar. As lesões completas com instabilidade importante e interposição da aponeurose (lesão clássica de Stener) tem indicação cirúrgica visto que não ocorrerá a cicatrização do ligamento pela interposição da aponeurose do adutor.
A cirurgia consiste no reparo do ligamento e após a cirurgia deverá haver um período de imobilização com órteses de posicionamento de 4 a 6 semanas. Fisioterapia para reabilitação geralmente se faz necessária para recuperação da força e de propriocepção. Na figura abaixo a foto da incisão cirúrgica com o detalhe da lesão do ligamento.
Preencha o formulário abaixo que nós ligaremos o mais breve possível para o agendamento:
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia da Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Também possui pós-graduação em medicina da dor e em ultrassonografia músculo-esquelética.
Formado pela Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, em 2008. Concluiu residência médica em Ortopedia Geral, Traumatologia e depois em Cirurgia da Mão e Microcirurgia. Realizou atualizações com pós-graduação em medicina da dor no Hospital Albert Einstein e em ultrassonografia musculoesquelética na Clínica Fisiogyn em Goiânia.
Além de pensar na sua saúde física, nosso atendimento também leva em conta a sua saúde financeira. Por isso, oferecemos um método de pagamento inovador através do reembolso por convênio. Entenda:
Pouca gente sabe, mas os planos de saúde têm uma cobertura de reembolso para cirurgias, exames, consultas, internações e procedimentos particulares. Confira abaixo nosso processo de requerimento:
Avaliamos as condições do seu plano e informamos a possibilidade e o valor disponível para o método.
Com os valores em mãos, o procedimento é realizado, o pagamento é efetuado, e emitimos os relatórios, laudos e comprovantes de pagamento.
Auxiliamos no processo de envio de toda a documentação necessária para o plano de saúde reembolsar o valor pago e monitoramos a tratativa.
O reembolso é efetuado pelo seu plano de saúde em sua conta corrente em um prazo de até 30 dias úteis (na maioria dos contratos).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Sofreu alguma lesão nos músculos, nervos, ligamentos ou até mesmo na pele da mão? Seu caso pode ser cirúrgico.
Doença em que há a formação de um nódulo no tendão flexor do dedo, provocado por um processo inflamatório crônico.
Geralmente são únicos e podem acometer todas as articulações sinoviais do corpo. Mais comum na região dorsal do punho.
Doença que afeta o nervo mediano e sua causa consiste em um aumento da pressão dentro do túnel do carpo.
Dr. Gustavo Campanholi é ortopedista com especialização em Cirurgia de Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Artroscopia de Punho e Traumatologia Geral. Membro titular da SBOT e da SBCM, e membro fundador da ABUM – Associação Brasileira de Ultrassonografia Musculoesquelética da SBOT.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados