o que causa um cisto sinovial

Você sabe o que é e o que causa um cisto sinovial?

A presença de nódulos em qualquer parte do corpo gera muita preocupação. Afinal, muitas pessoas associam nódulos a tumores cancerígenos. Mas a verdade é que nem todo tumor é sinônimo de câncer. É o caso, por exemplo, do cisto sinovial, já ouviu falar?

Basicamente, o cisto sinovial é uma bolsa de tecido mole cheia de um líquido chamado de mucina e é considerado o tumor de partes moles mais comuns a afetar as mãos. Trata-se, portanto, de um tumor benigno e que possui tratamento. 

Os cistos sinoviais podem acometer todas as articulações sinoviais do corpo, mas são mais comuns na região dorsal do punho. Por esse motivo, para obter um diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado, o paciente deve consultar um ortopedista de mãos.

Cisto sinovial: quais os sintomas e como diagnosticar? 

O líquido sinovial, um tipo de lubrificante encontrado nas articulações, é circundado por uma bolsa chamada sinóvia. O objetivo dessas estruturas é permitir que os ossos das nossas articulações deslizem uns sobre os outros com o mínimo de atrito. 

Sendo assim, o cisto sinovial, um tumor benigno na forma de um nódulo arredondado e de consistência mole, localizado acima das articulações ou tendões das mãos e dos punhos, surge quando ocorre o vazamento desse líquido para fora das articulações. 

A teoria mais aceita referente a causa para os cistos sinoviais está relacionada a pequenas lesões na cápsula articular, causadas por traumas ou esforços repetitivos. O principal sintoma é a presença de uma massa arredondada no punho ou dedo, que pode causar dor.

O diagnóstico é clínico: o médico ortopedista de mãos deve fazer um exame físico detalhado e investigar o histórico de saúde do paciente. Já os cistos ocultos podem ser diagnosticados através de exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética. 

Como tratar casos de cisto sinovial?

o que causa um cisto sinovial1

É importante sempre ressaltar que o cisto sinovial NÃO é câncer. Logo, o paciente não precisa ter esse tipo de preocupação. Apesar disso, manter um acompanhamento especializado é fundamental, especialmente quando não ocorre a regressão espontânea.

Nos casos em que o paciente se queixa de dores intensas ou dificuldades para movimentar o pulso, as mãos e os dedos, é possível realizar dois tipos de tratamento: a aspiração do conteúdo e perfurações da parede do cisto com infiltração de um corticoide, que costumam aliviar muito os sintomas, ou o tratamento cirúrgico. 

A cirurgia pode ser realizada por via aberta ou fechada. No primeiro caso, é feita uma incisão sobre o cisto, que é retirado em sua origem. Já na cirurgia feita através de ressecção via artroscópica, é inserida uma câmera através de uma pequena incisão.

Nesse caso, a ressecção do cisto é feita através de outra pequena incisão. As chances de recidiva, ou seja, de retorno do cisto, são mínimas em ambos os casos, mas na via aberta aparenta ser mais discreta. 

Fale com um ortopedista especialista em cisto sinovial

O ortopedista especialista em mão é o profissional qualificado para diagnosticar e tratar o cisto sinovial. O Dr. Gustavo Campanholi possui ampla experiência em patologias que acometem as mãos e os punhos, agende uma consulta.

Olá! Seja bem-vindo ao blog especializado do Dr. Gustavo Campanholi. Aqui você encontrará conteúdos especiais para melhor a sua qualidade de vida no dia a dia.

Post relacionados