Tratamento de lesão da fibrocartilagem com corticóides funciona?

Tratamento de lesão da fibrocartilagem com corticóides funciona?

O punho é uma articulação extremamente forte e poderosa. Por conta da sua força e flexibilidade, ele garante a realização de diversos movimentos com amplitude e estabilidade, permitindo que consigamos manipular diversos tipos de objetos. Contudo, devido à sua complexibilidade, ele também está sujeito a diversas lesões, como é o caso da lesão da fibrocartilagem.

 

A cartilagem é uma substância poderosa que garante a proteção das diversas estruturas que compõem o pulso e outras articulações. Quando essa cartilagem acaba danificada, a mobilidade e funcionalidade dessas estruturas pode ser consideravelmente prejudicada. Essas lesões podem acontecer devido a movimentos inadequados, quedas, artrite, atividades laborativas ou esportivas repetitivas, entre outros.

 

É muito importante que o problema seja identificado corretamente e que o tratamento seja iniciado o quanto antes, para evitar consequências piores às estruturas. Além disso, o desconforto causado por essas lesões pode trazer um grande impacto na rotina desse paciente. A lesão de fibrocartilagem pode causar dor e prejudicar a realização de diversas atividades com o punho.

 

Essa lesão afeta a fibrocartilagem triangular, que é um complexo por ligamentos e cartilagens no nosso pulso. Essas estruturas permitem que realizemos movimentos de rotação e garante maior estabilidade para as nossas articulações. 

 

Como é causada a lesão da fibrocartilagem?

 

A lesão da fibrocartilagem triangular pode ser causada por acidentes ou impactos sofridos no pulso. Movimentos repetitivos também podem contribuir com esse tipo de lesão, que podem acontecer em determinadas atividades laborativas ou na prática de esportes que exigem muito do pulso, como é o caso do tênis.

 

O principal sintoma da lesão da fibrocartilagem é a dor sentida na borda ulnar do nosso punho. Dependendo da gravidade, o paciente lesionado também pode relatar inchaço na região, fraqueza durante a realização de determinados movimentos e limitação da amplitude de movimento.

 

O diagnóstico desse tipo de lesão vai levar em consideração o exame físico realizado pelo médico e também exames de imagem, como a ressonância nuclear magnética. É muito importante que esse diagnóstico seja feito detalhadamente para avaliar a existência de outras lesões associadas.

 

Como pode ser feito o tratamento?

 

O principal objetivo do tratamento da lesão da fibrocartilagem é ajudar o paciente a combater a dor e restabelecer a mobilidade do punho. Para determinar o melhor tratamento, o médico vai levar em consideração a gravidade da lesão e o estado do paciente.

 

Via de regra é adotada uma abordagem não-cirúrgica que inclui de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, imobilização do membro afetado e fortalecimento da região através da fisioterapia. Esse tratamento pode levar aproximadamente um mês, a não ser que seja uma lesão mais grave.

 

Para favorecer o tratamento, o médico pode indicar a realização de infiltração com corticoide diretamente no punho. Esse procedimento tem como objetivo realizar a aplicação da substância diretamente na região, para combater a inflamação e melhorar a recuperação do paciente. Esse procedimento também pode ser indicado para o tratamento de outras doenças, como:

 

  • Artrose;
  • Tendinite;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Dedo em gatilho;
  • Entre outros.

 

A infiltração com corticóides é um procedimento simples que pode ser feito no consultório e ou em um centro ambulatorial.

 

No caso de lesões de fibrocartilagem graves ou que não respondam ao tratamento conservador, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Essa cirurgia é indicada no caso de traumas graves onde ocorre o rompimento total da cartilagem ou agravamento do caso por postergação do tratamento.

 

Por esse motivo, é muito importante buscar a ajuda de um médico especialista diante de qualquer sintoma ou lesão traumática, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

 



Olá!

Gostaria de receber uma ligação?