Infiltração com ácido hialurônico no tratamento de lesões esportivas

Será que a infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada no tratamento de lesões esportivas? Essa é uma dúvida muito recorrente que merece toda atenção, afinal a medicina evolui todos os dias e surgem novas técnicas e abordagens que podem ser aplicadas no tratamento de diversos tipos de lesões. A infiltração com ácido hialurônico é uma dessas abordagens, sendo cada vez mais utilizada para tratar diversas condições, e que entrega excelentes resultados.

 

As nossas articulações contém um componente chamado líquido sinovial, um fluido responsável pela lubrificação dessas estruturas,facilitando a movimentação de forma suave. Ele também está relacionado à nuatrição das células, e um dos seus principais componentes é o ácido hialurônico.

 

Algumas doenças cartilaginosas, como doenças inflamatórias e as doenças degenerativas como a artrose acabam por fazer com que o ácido hialurônico que está presente neste líquido sinovial sofra uma grande diminuição, de forma que a articulação não consegue a lubrificação e nutrição necessária para se manter saudável.

 

A cartilagem é uma estrutura com baixíssimo potencial regenerativo, e por conta desta característica, é necessário contar com a abordagens e tratamentos que ajudem a proteger estas estruturas e garantir uma recuperação mais eficiente. E por essa razão, a infiltração com ácido hialurônico vem sendo cada vez mais utilizada no tratamento de diversas condições e lesões esportivas.

 

O principal objetivo da infiltração com ácido hialurônico é, além de desacelerar o processo de degradação cartilaginosa das articulações, combater processos inflamatórios e ajudar a aliviar os sintomas. Dessa forma, o ácido hialurônico consegue ajudar o paciente a restabelecer as suas atividades e garantir uma melhor qualidade de vida.

 

A criação do ácido hialurônico sintético na década de 90 trouxe para a medicina uma nova possibilidade de tratamento de cartilagem. Embora tenha sido utilizado inicialmente apenas para fins de lubrificação, os estudos demonstraram que ele poderia ser um valioso aliado no processo regenerativo do tecido cartilaginoso.

 

Além de ser aplicada no tratamento de lesões para combater processos inflamatórios, a infiltração com ácido hialurônico também pode ser utilizada das seguintes formas:

 

  • Tratamento de pacientes que não podem utilizar medicamentos anti-inflamatórios;
  • Para quadros onde a intervenção cirúrgica não pode ser implementada, funcionando como uma terapia PALIATIVA.

 

A infiltração com ácido hialurônico (viscossuplementação) é um procedimento minimamente invasivo e bastante simples. Porém, para garantir os resultados esperados, é necessário contar com a ajuda de um médico especialista e de confiança, visto que existem produtos diferentes que devem ser utilizados de acordo com as necessidades do paciente.

Olá! Seja bem-vindo ao blog especializado do Dr. Gustavo Campanholi. Aqui você encontrará conteúdos especiais para melhor a sua qualidade de vida no dia a dia.

Post relacionados